Rescisão não agrada aos temporários dos Correios


 

Paraná Online
10/01/2013

Funcionários temporários dos Correios ficaram descontentes com a rescisão do contrato com a empresa terceirizada responsável pela seleção dos trabalhadores. Eles reclamam de descontos indevidos, com redução significativa dos valores pagos. Já a empresa alega que há falta de entendimento por parte dos funcionários sobre os procedimentos para o acerto.

Após trabalhar durante dois meses como carteira, a autônoma Elaine Lopes Barbosa, 21, não concordou com o recebimento de R$ 261 no fim do contrato com os Correios. Ela afirma que os descontos de INSS e vale transporte, por exemplo, são abusivos. Elaine conta que em outros casos o desconto foi maior e um funcionário recebeu R$ 43 de rescisão.

De acordo com uma responsável da empresa, que não quis se identificar, os problemas no entendimento da rescisão são frequentes, mas é preciso analisar caso por caso as reclamações dos funcionários. Ela explicou que o contrato de alguns trabalhadores terminou antes do dia 31 e a diferença dos benefícios de vale transporte e vale alimentação, por exemplo, foi descontada na rescisão.

Lei

Apesar de não se envolver nas questões dos temporários, o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR) é contrário à prática dos Correios. O secretário geral da entidade, Luiz Antônio Ribeiro de Souza, afirma que no Paraná a empresa descumpre decisão nacional, que proíbe a contratação de temporários. “É um problema sério porque assim não assume os trabalhadores e burla a lei, sem criar vínculo trabalhista. Isso precariza o trabalho”, avalia.

Outras Notícias