REESTRUTURAÇÃO – Solenidade em vez de Explicação

Caro Associado,

 

Com surpresa vemos, no blog dos Correios ( http://blog.correios.com.br/correios/ ), a notícia cujo título é “Correios apresenta nova estrutura e modelo empresarial“, que começa assim: “Os Correios divulgaram a todos os seus trabalhadores nesta quarta-feira (15), a nova estrutura organizacional da empresa.”

 

Ora, quem assistiu à videoconferência saiu extremamente frustrado pois, na verdade, nada foi efetivamente apresentado. Tratou-se de uma mera solenidade, quando os trabalhadores esperavam saber mais afinal sobre a reestruturação, sobre as mudanças advindas, a situação específica das áreas onde estão lotados, enfim, obter alguma nova informação que amenizasse as expectativas até então geradas.

 

O presidente entoou os mesmos discursos de sempre, que desconsideram  a queda vertiginosa dos lucros, o aumento considerável das reclamações e das indenizações pagas aos clientes, os abalos na credibilidade e na confiabilidade dos Correios, a destruição da área de educação  e consequente extinção dos cursos que preparavam os técnicos da empresa, a incompetência para realizar concursos públicos, o aumento exponencial de ações trabalhistas (e do passivo associado), a condenação ao ostracismo de profissionais competentes para abrir “funções” para os companheiros, num aparelhamento sem limites onde o critério prioritário para a indicação é a filiação partidária (e isto aumentou significativamente as despesas com pessoal), a incapacidade de criar um plano de carreiras que estimule os empregados a se desenvolverem, a projetarem seu crescimento dentro da área de seus interesses e a permanecerem na Organização.

 

O fato concreto, porém, é que nenhum empregado dos Correios jamais viu a Empresa na situação que se encontra hoje.

 

Prosseguindo a solenidade, o Ministro Berzoini afirmou: “Essa nova estrutura vai garantir a sustentabilidade dos Correios ao longo das próximas décadas e a eficiência na prestação dos serviços exclusivos e concorrenciais, preparando a empresa para os desafios futuros.”

 

Ao Ministro, perguntamos: será que a Empresa ainda tem futuro? Com o atual quadro instalado, certamente que não!

 

O Ministro conclui seu pensamento: “Buscamos assim garantir que os Correios continuem uma empresa pública, estratégica para o Brasil, afastando aquele fantasma de privatização que chegou a se desenhar nos anos 90 no interior do Estado brasileiro”. 

 

Lamentamos informar, senhor Ministro, que o fantasma voltou muito mais assustador. Depois da privatização de aeroportos, portos, estádios, estradas, pré-sal e diante do quadro aqui produzido nos últimos anos, o que podemos esperar?

 

O que o presidente e o Ministro têm a dizer sobre a criação de oito novos cargos especiais, com salários de 30 mil reais? Quais as atribuições desses assessores “mais que especiais”? Existem critérios para a ocupação dessas funções? Ou serão “dadas” aos “seres iluminados” próximos do centro do poder? Devem ser muito importantes, pois a despesa anual com esses “assessores” passará dos 6 milhões de reais, ou seja, será quase igual ao lucro dos Correios em 2014.

 

Será que tudo isso está alinhado aos valores estabelecidos na Identidade Corporativa dos Correios?

 

1. Ética, pautada na transparência em seus relacionamentos e em boas práticas de governança;
2. Meritocracia, pela valorização dos empregados por seu conhecimento e competência;
3. Respeito às pessoas, com tratamento justo e correto à força de trabalho;
4. Compromisso com o cliente, garantindo o cumprimento da promessa de eficiência de seus produtos e serviços; e
5. Sustentabilidade, buscando sempre o equilíbrio entre os aspectos social, ambiental e econômico, para garantir a lucratividade, respeitando as pessoas, a sociedade e o meio ambiente.

 

Informamos, finalmente, que, até a presente data, a presidência dos Correios não respondeu carta da ADCAP, enviada em 09/06/2015, que solicitou maiores informações sobre a reestruturação.

Direção Nacional da ADCAP.

 

Outras Notícias