Projeto Encontros homenageia 350 anos dos Correios em exposição

Portal Comunique-se
15/01/2013

Em comemoração aos 350 anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Projeto Encontros, gerido pela Cinemagia – Agência Cultural, inaugura dia 24 de janeiro, nas estações Paraíso, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera do Metrô de São Paulo, a exposição “Correios – 350 Anos”. Até dia 28 de fevereiro, os usuários e visitantes poderão conhecer mais sobre a trajetória e funcionamento de uma das empresas mais importantes do país, que se mescla à própria história do Brasil.

A exposição vai além da empresa e mostra a necessidade de comunicação da humanidade. A partir daí nasce a relação dos serviços prestados pelos Correios com pessoas e empresas. No fundo, muito mais do que enviar encomendas, telegramas ou cartas, o principal objetivo da empresa é aproximar as pessoas!

Atualmente, os Correios têm números impressionantes, como o de 36 milhões de cartas e encomendas entregues por dia. São 120 mil empregados e uma frota de 20 mil veículos, entre motos, carros, vans e caminhões. Os Correios estão presentes em todos os 5.565 municípios do Brasil.

Para entender como é feita toda essa logística de recebimento e distribuição e o quão fundamental foi e é o papel dos Correios desde seu surgimento, estarão disponíveis nas estações painéis com fotos, informações, curiosidades e interatividade.

EXPOSIÇÃO NAS ESTAÇÕES

Na Estação Paraíso estarão dispostos painéis com a linha do tempo da história dos Correios; um fluxograma do trajeto e etapas que percorre uma carta até Londres, por exemplo; dados numéricos da empresa e muito mais.

A interatividade chega em forma de presente da Cinemagia, Correios e Metrô aos visitantes, que poderão enviar gratuitamente cartões postais para qualquer lugar do Brasil de dentro da estação. Nos dias 7, 14, 21 e 28 de fevereiro, também haverá oficina de customização de cartões postais: artistas e desenhistas estarão no local das 13h às 14h30 orientando os próprios usuários a customizar e personalizar os seus postais, afinal, uma imagem diz mais que mil palavras! Na área do palco, nos períodos em que o mesmo não estiver sendo utilizado para shows, as pessoas serão incentivadas a usufruir do espaço com boa leitura. Livros relacionados ao universo postal e de trocas de correspondência, por exemplo, ficarão à disposição de quem quiser fazer uma pausa na viagem e adquirir mais conhecimento e cultura.

Na Linha 3-Vermelha, a Estação Corinthians-Itaquera também receberá murais informativos e interação com os usuários. A partir do dia 25/01 até 28/02 (de segunda à sexta), haverá um monitor exclusivamente para escrever para aqueles que por qualquer razão, não possam redigir as próprias palavras. A exemplo da personagem Dora (Fernanda Montenegro), do filme “Central do Brasil”, um escrevente ficará das 15h às 19hs atendendo gratuitamente a população que também quiser enviar seus cartões postais, como na estação Paraíso.

EXPOSIÇÃO “APROXIMAÇÕES”

Para complementar a mostra “Correios – 350 Anos”, o Projeto Encontros também aproveita a comemoração do 459º aniversário de São Paulo e faz um link com a relação das pessoas entre si e com a cidade. Para isso, o projeto convidou novíssimos fotógrafos moradores da capital paulista para expor obras de sua autoria que representem essas ligações sob o ponto de vista dos vínculos, das conexões e das trocas, bem como simbolizem as multifaces da megalópole, suas personagens e seus estilos de vida. O resultado será disposto em mais de 20 fotos nas estações Artur Alvim e Paraíso.

SERVIÇO

De 25 de janeiro a 28 de fevereiro, durante os horários de abertura do metrô, nas estações Paraíso, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera. Gratuito.

A parceria com o Metrô

Desde 2010, a Cinemagia – Agência Cultural produz, com o apoio da Companhia do Metropolitano de São Paulo – o Metrô, o Projeto Encontros, uma das ações socioculturais que têm como palco as estações da rede metroviária. O Encontros, uma iniciativa cultural do Metrô, faz parte de uma série de atividades artísticas que acontecem nas estações e que tem como objetivo inspirar, surpreender, educar e proporcionar novas descobertas aos seus usuários.

A parceria inédita com os Correios

O patrocínio dos Correios ao Projeto Encontros foi possível graças ao Programa Nacional de Apoio à Cultura. O incentivo a ações culturais faz parte da política de patrocínio dos Correios, que cumpre seu papel como empresa pública por meio do fomento ao desenvolvimento da cultura brasileira. Em 2012, a empresa destinou R$ 24,2 milhões à realização de projetos culturais em todo o Brasil.

A Cinemagia vem traçando passos certeiros com o Projeto Encontros e agradece as parcerias com o Metrô, os Correios e o MinC nesta consistente investida pela democratização da cultura e da arte em nosso país.

Cinemagia – Agência Cultural: desde 2002 proporcionando cultura de qualidade para toda a população

A empresa fundada há dez anos, além de realizar o Projeto Encontros, que ao longo de 2 anos já produziu centenas atividades culturais entre shows, exposições, sessões de cinema e apresentações de dança e teatro, também é líder no setor de cinema itinerante. É dela o projeto Cinemagia – Cultura para todos, que criou espaços especiais para sessões de cinema em distintos locais, como praças públicas, ginásios, praias, escolas e estacionamentos. A agência cultural também realizou o projeto “Cinema nos CEUs”, que promoveu em São Paulo mais de 600 (seiscentas) sessões mensais gratuitas de cinema em 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs) por mais de quatro anos. “Nossa vocação é contribuir para a democratização da cultura e para a inclusão sociocultural”, resume Lia Pinheiro, diretora da Cinemagia.

Outras Notícias