Prédio dos Correios será reinaugurado e ganhará centro cultural

O Globo
22/11/13


NITERÓI – Após dois anos de obras, o primeiro brilho dos novos tempos do Palácio dos Correios, no Centro, poderá ser conferido hoje, a partir das 20h. É que o prédio histórico passará pelo primeiro teste da iluminação definida pela empresa como monumental. Para os niteroienses, será uma demonstração de como ficará o espaço quando for reaberto, no primeiro semestre do ano que vem, abrigando um centro cultural.


Desde dezembro de 2011, o Palácio dos Correios passa por uma reforma total. Com orçamento de R$ 15,3 milhões, a obra vem restaurando as características originais do imóvel, inaugurado em 14 de novembro de 1914 com todas as pompas e até a presença do então presidente da República, marechal Hermes da Fonseca. A abertura do prédio foi o último ato público do governante. No dia seguinte, ele passou a faixa de presidente para o recém-eleito Venceslau Brás.


A previsão de reabertura do espaço para a população é até junho de 2014. Exatos cem anos depois, Niterói vai ter de volta um dos mais belos símbolos de sua arquitetura.


Selo para celebrar a cidade


Mais do que uma pomposa construção, o prédio terá a finalidade de ser um lugar funcional para a população. O edifício terá a principal agência dos Correios da cidade e será a sede comercial da empresa. Mas o maior presente para os niteroienses será o centro cultural que os Correios planejam criar num dos pavimentos. O espaço abrigará exposições, principalmente de artes visuais.


A pedido da prefeitura de Niterói, os Correios lançam hoje à noite um selo especial em comemoração aos 440 anos da cidade.

Outras Notícias