POSTALIS – Alerta aos Empregados

CT/ADCAP – 033/2013                                                                                  Brasília/DF, 08 de agosto de 2013.

Caro trabalhador dos Correios,

A ADCAP assim como outras associações de empregados dos Correios, têm se defrontado com um problema muito grave e que afeta a todos os trabalhadores da ECT: não sabemos se o Postalis vai ter condições de pagar as nossas aposentadorias, num futuro bem próximo. Essa situação levou a um prejuízo de cerca de 1 bilhão de reais apenas nos anos de 2011 e 2012, o que obrigou a todos nós (inclusive os aposentados) pagar uma contribuição extra.

Mais, essa situação também exigiu que a ECT pagasse 500 milhões de reais, recurso que reduz a capacidade da empresa em investir em melhorias nas condições de trabalho e na própria remuneração dos trabalhadores dos Correios.

Qual a razão para esta situação? O Postalis investiu em quase todos os pequenos bancos liquidados pelo Banco Central – Banco Santos, Banco Cruzeiro do Sul e BVA, por exemplo; possui títulos da dívida pública da Venezuela; investiu “com visão de longo prazo” em ações altamente especulativas e, portanto, de altíssimo risco, como as das empresas X, do Eike Batista; adquiriu mais de um terço de um fundo destinado a constituir um empreendimento completamente inusitado, que é uma nova bolsa de valores no Brasil; concentrou investimentos, além dos limites de percentual estabelecidos em normas, com um operador terceirizado.

Em função dessa grande versatilidade e facilidade em encontrar formas de perder recursos, pelo que sabemos, o POSTALIS foi o único grande fundo de pensão a cobrar pagamentos extras de seus participantes, por déficits sucessivos nos dois anos anteriores.

A ADCAP tem adotado um conjunto de iniciativas para mudar essa situação e sua participação é decisiva para isto.
Precisamos que você acesse o endereço http://www.avaaz.org/po/petition/Mudanca_no_POSTALIS_e_responsabilizacao_da_Diretoria_sobre_a_situacao_atuarial_do_Instituto/?email conheça as nossas cinco propostas de mudanças e assine o abaixo assinado público apoiando essa iniciativa.

Converse com todos os seus colegas. Somente com a participação de todos nós conseguiremos fazer mudanças no Postalis, para que tenhamos uma aposentadoria tranquila, recebendo a complementação correta pela qual contribuímos durante toda uma vida de trabalho.

Atenciosamente,

Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.

 

Outras Notícias