POSTALIS – Ações da ADCAP

Em sintonia às preocupações de seus associados, a direção da ADCAP Nacional tem adotado uma série de ações alusivas ao tema POSTALIS, como pode ser visto mais detalhadamente no site da associação.

 

O POSTALIS é hoje a maior preocupação dos profissionais de nível técnico e superior da Empresa e, por isso, tem merecido a maior ênfase dentre os demais temas tratados pela ADCAP. O próprio estatuto da associação traz hoje o POSTALIS dentre os assuntos a serem tratados.

 

No tratamento do tema, a ADCAP tem buscado todas as possíveis interlocuções, inclusive junto à direção da Empresa e do POSTALIS. Infelizmente, porém, as decisões tomadas nessas duas esferas não têm correspondido às expectativas da Associação, demonstrando mais uma vez que, de fato, os trabalhadores e suas representações nada podem quando o tema é POSTALIS.

 

O exemplo concreto dessa situação foi a recente escolha de um novo Diretor com ligações anteriores com uma entidade financeira que é responsável pela gestão das aplicações que mais prejuízos dão ao POSTALIS. A ADCAP protestou, notificou formalmente os conselheiros e os dirigentes da ECT e, mesmo assim, houve a designação. Alguns dias depois, soubemos pela imprensa que as aplicações de um dos fundos geridos por essa entidade nos deu um prejuízo de quase R$ 200 milhões de reais.

 

Os dirigentes da Empresa e do POSTALIS não dependem de complementações de aposentadorias, como nós dependemos, e não sentirão no bolso, como nós sentiremos, os efeitos de situações absurdas, como a troca, por um gestor, de títulos da dívida pública brasileira por papéis da dívida pública da Argentina, títulos esses sabidamente “podres” no jargão do mercado financeiro. Assim, para os dirigentes da Empresa, o atendimento de mais uma indicação política para uma diretoria é apenas isso – o atendimento de uma solicitação de um político influente, na perversa captura política do POSTALIS engendrada por PT e PMDB. Para nós trabalhadores, é sinal de que prejuízos como esse agora noticiado pela imprensa continuarão surgindo um atrás do outro. Hoje, por exemplo, o Valor traz informações sobre outro prejuízo milionário do POSTALIS. O que nos virá nas próximas semanas?

 

Esse quadro de má gestão, de falta de transparência e de completa desconsideração das posições defendidas pelos trabalhadores, incluindo uma representante no conselho deliberativo do instituto, motivaram a ADCAP a não participar da reunião ocorrida em 29/07  e de apresentar, naquela ocasião, um comunicado.

 

E como a interlocução oficial com a Empresa e com o POSTALIS não tem surtido efeito prático relevante, a ADCAP está buscando, como já foi informado, outros canais de interlocução, de forma a materializar medidas administrativas e judiciais cabíveis na defesa do Postalis, do seu patrimônio e, por conseguinte, da segurança dos participantes, dos assistidos e  dos seus familiares. À medida que essas interlocuções forem produzindo seus efeitos, os associados serão informados.

 

O POSTALIS pertence à ECT e a seus trabalhadores e precisa ser respeitado e bem administrado, para assegurar o atingimento dos objetivos para os quais foi criado. Não queremos, a cada dia que passa, ter o receio de olhar os noticiários sob a ameaça de encontrar uma nova e negativa notícia sobre o nosso instituto, nosso futuro.

 

Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.
 

 

Outras Notícias