Postalis – A CONFIANÇA PERDIDA!

Apesar da tentativa do POSTALIS de demonstrar que segue boas práticas de governança corporativa e de transparência, o que se viu ao longo do tempo foi exatamente o oposto. As direções do POSTALIS fizeram diversas aplicações tecnicamente inexplicáveis que produziram imensos prejuízos, os quais só foram conhecidos graças ao trabalho investigativo da imprensa, e os participantes e beneficiários nunca tiveram voz ativa na gestão do instituto, aprisionada por grupos políticos que tem se alternado por lá.

 

Por essas razões e porque a ADCAP entende que um fundo de pensão não pode estar a serviço de partidos políticos nem de outros interesses estranhos aos interesses de seus participantes e beneficiários, a ADCAP decidiu, em conjunto com a ANAPOST e FINDECT, que buscará a correção de rumos e a reparação dos prejuízos de nossos associados noutros fóruns e com outros interlocutores. E, nesse sentido, subscreveu um pedido à PREVIC de intervenção no POSTALIS, solicitando que o possível interventor fosse indicado pela área de fiscalização daquela entidade.

 

Escolhido este caminho, não faz mais sentido a ADCAP participar das reuniões promovidas pela direção do POSTALIS, pois a correção de rumos demandará muito mais do que palavras, promessas e explicações de situações específicas. Basta lembrar que no equacionamento implementado em abril/2013 o discurso foi de que o prejuízo havia sido causado pela conjuntura econômica, retorno de investimentos abaixo do esperado e aumento da longevidade dos participantes, com a promessa de continuar empenhando esforços para colocar seus planos em situação de equilíbrio (Jornal do Postalis – ANO 12 • Abril de 2013 • Número 66).  E o que vemos hoje? Um rombo de mais de 2 bilhões!

 

O POSTALIS precisa ser passado a limpo! Os maus dirigentes que provocaram prejuízos precisam ser exemplarmente punidos, assim como recuperados os prejuízos indevidamente imputados ao instituto.

 

Não queremos ouvir desculpas nem promessas! Queremos transparência efetiva, inclusive quanto à sustentabilidade dos planos. E queremos poder confiar!

 

Permanecemos, portanto, aguardando a intervenção solicitada à PREVIC.

 

Atenciosamente,

Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.

 

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