Perspectivas 2014‏

Prezado Associado,

Face a importância do assunto, republicamos matéria divulgada no blog “União Para Fazer Acontececer”, pelos Conselheiros Marcos César Alves Silva e Carlos Alberto de Souza Barbosa.

 

Atenciosamente,

Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.


2014

Para o novo ano que se inicia em breve, temos muitas expectativas e esperanças, a respeito das quais falaremos neste breve artigo, preparado especialmente para os trabalhadores dos Correios e que complementa outro já publicado aqui no blog.

É importante ressaltar que as idéias expressas no artigo referem-se à visão do autor, não constituindo posição corporativa dos Correios.

O ano de 2014 chega com grandes desafios para os Correios. Economia com fraco crescimento, acirramento da concorrência e evolução tecnológica do processo de comunicação comporão um possível cenário que demandará da Empresa respostas novas, rápidas, consistentes e eficazes.

Como os Correios poderão enfrentar esses desafios e buscar produzir, ao final de 2014, os melhores resultados econômicos?

Arriscamos mencionar algumas possibilidades.

Inovação

Parcerias
Uma resposta nova aos desafios poderá vir com o estabelecimento de parcerias, um caminho aberto pela Lei nº 12.490/11, mas ainda não trilhado pela Empresa. Correio Digital e MVNO deverão ser as primeiras parcerias a se materializar ainda em 2014, mas outras deverão ir amadurecendo ao longo do ano, de forma a se iniciar efetivamente a formação do grupo empresarial Correios, um conjunto de empresas e participações com atuação ampliada com relação ao que é desenvolvido hoje isoladamente pela ECT. Essa diversificação de negócios poderá minimizar os efeitos de fatores externos com forte impacto potencial nos negócios postais, como é o caso da substituição da comunicação física pela digital.

Serviços e Processos
Novos serviços, com tecnologia agregada, e novos processos, mais econômicos e racionais, podem constituir respostas novas. O gigantismo e a gênese estatal da Empresa não deverão impedi-la de buscar o novo, de ousar na mudança.

Velocidade

O tempo de resposta das áreas meio, especialmente tecnologia, administração e jurídica, será cada vez mais importante para o desenvolvimento da Empresa. Padronização, processos enxutos e métricas focadas no tempo de resposta serão muito importantes nesse contexto. Não bastará fazer bem feito; será necessário também que façamos mais e mais rapidamente.

Consistência

Nossas ações em 2014 deverão estar alinhadas com o planejamento estratégico e, no seu conjunto, constituírem um elenco de medidas capazes efetivamente de fazer diferença para o futuro da Empresa. Flancos descobertos ou mesmo a demora na atuação da Empresa poderão significar rápida perda de participação de mercado.

Eficácia

Qualidade
Com o crescimento da concorrência, a manutenção de níveis de qualidade adequados será fundamental para permitir que a Empresa possa competir. Embora outros aspectos sejam também importantes, a qualidade continuará sendo algo fundamental, um componente de nosso DNA que merece toda a atenção.

Custos

A atuação em contextos concorrenciais demandará da ECT adequado gerenciamento de todos os seus custos, para que as iniciativas comerciais produzam resultados e para que esses perdurem no tempo.

Pessoas

Para enfrentar e vencer seus desafios, os Correios precisarão, como nunca, contar em 2014 com o talento e a dedicação de seus mais de 125 mil trabalhadores. Por esta razão, os temas ligados a gestão de pessoas são muito importantes e deverão receber a melhor atenção. Questões como a escolha de líderes passam a ser decisivas e não poderão estar contaminadas por outras influências além da meritocracia, pois, para sermos competitivos, precisaremos cada vez mais dos melhores no comando. Precisaremos saber reconhecer e valorizar bem nossos talentos internos, de forma a permitir que possam oferecer o máximo de seu desempenho para a Empresa. Precisaremos que os trabalhadores enxerguem na ECT um ótimo lugar para trabalharem e para construírem suas carreiras, de forma justa e transparente.

Mesmo com todo o empenho e atenção, porém, é de se esperar um ano difícil pela frente, no qual o equilíbrio econômico-financeiro da Empresa constituirá um imenso desafio. Em breve, os primeiros números mostrarão se este cenário desafiador realmente se confirmará.

Marcos César Alves Silva
Carlos Alberto de Souza Barbosa.

 

Outras Notícias