Parte dos moradores não são atendidos pelos Correios

 Jornal Agora
09/05/2013

Os moradores do bairro Parque São Pedro que residem em casas com números a partir do 400, não estão recebendo correspondências pelos Correios. O problema ocorre em todas as ruas, a partir do número 400. A reclamação é feita por um dos moradores que, inclusive, organizou um abaixo-assinado com 98 assinaturas de pessoas residentes no bairro. Uma cópia do documento foi entregue ao Ministério Público Estadual esta semana, uma vez que outros canais já foram contatados, incluindo a própria direção local dos Correios, e o problema permanece sem solução.

William Pires Silveira, 23 anos, morador do Parque São Pedro, que tomou a iniciativa de tentar resolver esse caso, disse ter relatado a situação na agência dos Correios da rua General Neto, de onde foi encaminhado para falar com a gerente de entregas da agência da avenida Presidente Vargas. Ele foi até lá, mas a gerente não se encontrava e o funcionário que o atendeu falou que o bairro Parque São Pedro cresceu muito, o que exige nova medição para contratação de mais carteiros para o atendimento. 

 Mostrando duas contas de luz, uma de setembro de 2012 e outra de janeiro deste ano, sendo esta última com carimbo dos Correios registrando que sua casa fica “fora do perímetro de entrega”, William Silveira diz que foi a partir de janeiro que os carteiros pararam de entregar correspondências nas residências com número acima de 400. Desde então, os moradores prejudicados têm que ir buscar na agência as suas contas para pagar e outras correspondências.

Silveira disse ter tentado contato com a Ouvidoria dos Correios, mas não conseguiu porque precisaria ter telefone fixo para fazer a ligação. Ele também foi na Prefeitura buscar apoio e no Procon, mas não conseguiu.

Contraponto

A Diretoria Regional dos Correios do Rio Grande do Sul confirma que, atualmente, o bairro Parque São Pedro, a partir do número 400, não possui entrega domiciliar de correspondências. “Isso ocorre por se tratar de um local em crescimento no Município. Quando um bairro se expande e a carga de correspondências aumenta para um determinado local na cidade, os Correios realizam um estudo para mapear as novas ruas e zonas do bairro e readequar a entrega a essas configurações. Através desse estudo, é possível levantar a quantidade de carga a mais que a unidade receberá e o número de carteiros que serão necessários para realizar a entrega nos novos locais”, explica.

Conforme a diretoria, a área de operações dos Correios está fazendo o “Sistema de Distritamento” no Centro de Distribuição Domiciliária Cidade de Águeda, localizada na avenida Presidente Vargas, unidade responsável pela entrega no bairro Parque São Pedro. Sistema de Distritamento é a denominação de todo o processo em que é feito um estudo, há uma redistribuição dos locais de entrega entre os carteiros da unidade e, caso necessário, o pedido de contratação de novos empregados. A previsão é de que em três meses os resultados do estudo comecem a ser colocados em prática e que a partir daí, a entrega domiciliar seja implantada em todo o Parque São Pedro.

Enquanto isso, os moradores terão que retirar as suas correspondências na agência dos Correios da rua General Neto (número 115). A direção da empresa diz que havendo necessidade, a comunidade pode entrar em contato com os Correios através do link “Fale com os Correios” no site www.correios.com.br ou pela Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC), pelo telefone 0800 725 7282.

Outras Notícias