Para fugir de forte calor, carteiros do AC querem mudar horário de trabalho

Globo.com G1

09/09/2014

 

Entregar correspondências sob forte calor, às 13h, em temperaturas de até 40ºC, não tem sido tarefa fácil para os carteiros do Acre. Nesta terça-feira (9), a categoria se reuniu em frente à agência dos Correios, no Centro, para lançar a campanha ‘Entrega pela manhã é mais humano”, com objetivo de chamar atenção para a causa e pedir a mudança no horário das entregas.

 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC), Suzy Cristiny, explica que a alta exposição ao sol resulta em diversos fatores prejudiciais à saúde.

“Hoje [terça-feira] existem pelo menos 15 trabalhadores afastados na unidade de lançamento da campanha, que envolve questões de saúde como doenças pulmonares, bronquite, rinite, sinusite, entre outros problemas causados pela exposição excessiva ao sol”. afirmou.

 

Segundo Cristiny, há 7 anos o sindicato tem lutado pela retorno do horário de entregas para o período da manhã. Ela explica que a mudança do horário de saída dos carteiros para entrega foi feita sem consulta aos trabalhadores, e sem levar em conta a incidência solar na região.

 

Cristiny falou ainda que o projeto piloto, que vem sendo implantado na região Sudeste e Sul do país não abrange as cidades do Norte e Nordeste. “Foi automático, há 7 anos, a empresa padronizou os horários de entrega para a tarde e estamos na luta para que os serviços sejam feitos novamente pela manhã. Existem alguns projetos pilotos em algumas cidades, mas ainda não é nacional. Pedimos prioridade para o Norte e Nordeste”, pede.

 

A categoria não descarta uma greve, caso a reivindicação não seja atendida.

“Temos programado uma assembleia para quarta-feira (10) e para o dia 17 de setembro, caso não tenha avanço nas negociações, o que faz parte da negociação salarial,  poderá haver uma greve na próxima semana”, afirmou Cristiny.

 

Carteiro há 19 anos, José Delmar, de 48 anos,  diz que o trabalho no período da manhã é mais produtivo e menos quente. “Pela manhã, a gente saía cedo e não pegava um sol tão quente, e no período da tarde, o sol prejudica muito”, afirmou.

 

Delmar explica que não chegou a ter problemas de pele, mas antes de qualquer entrega, veste roupas longas, além da utilização de luvas e protetor solar na prevenção diária. “Já cheguei a percorrer 60 km em um único dia, mas normalmente faço 30 km”, finalizou.

Outras Notícias