Órgãos federais vão aprimorar programas de visitação pública para a Copa

 

Agência Câmara
29/01/2013

A Câmara dos Deputados e mais 13 instituições, entre elas o Senado, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, assinaram nesta segunda-feira (28) protocolo de intenções para aprimorar seus programas de visitação pública. A intenção é aperfeiçoar o atendimento aos turistas nacionais e estrangeiros em visita à capital federal.

A cidade deverá receber grandes contingentes de turistas durante grandes eventos esportivos programados para os próximos anos: a Copa das Confederações, as Olimpíadas Mundiais Escolares e a Copa do Mundo de 2014, além de jogos de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016.

Além da aproximação e da troca de experiências, o grupo de instituições desenvolveu um planejamento estratégico que inclui a promoção da acessibilidade e o incentivo à preservação dos prédios públicos e de seus acervos.

A questão da segurança do visitante também recebeu atenção especial. Os participantes lembraram que é preciso prevenir erros, como os que parecem ter sido cometidos na tragédia ocorrida neste fim de semana na cidade de Santa Maria (RS). Assim, as instituições adotarão um protocolo comum nos pontos de visitação para garantir a integridade dos turistas.

Conforme explica o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura, o programa da Casa foi muito bem organizado. Segundo ele, a segurança sempre foi uma preocupação nas visitas à Câmara.

Na Câmara, os visitantes sempre são separados em grupos com número limitado de pessoas e espaço para espera. “Nós sempre nos preocupamos com o ingresso moderado dentro das dependências da Casa em homenagem especial à segurança”, explica Ventura.

O diretor-geral observou ainda que a assinatura do protocolo servirá para integrar as instituições, além de servir o cidadão.

Os projetos de visitação institucional não envolvem transferência de recursos financeiros. Cada órgão participante vai contribuir com seus próprios recursos humanos, físicos e materiais.

Veja a seguir a lista dos órgãos signatários:

Presidência da República;

Senado Federal;

Câmara dos Deputados;

Supremo Tribunal Federal;

Ministério das Relações Exteriores;

Tribunal Superior Eleitoral;

Superior Tribunal Militar;

Secretaria de Estado de Turismo do Governo do Distrito Federal;

Câmara Legislativa do Distrito Federal;

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios;

Imprensa Nacional;

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Outras Notícias