O preço do abandono

Quando a Direção da Empresa faz uma opção deliberada e implementa uma política de desvalorizar e humilhar alguns trabalhadores em prol de outros, essa escolha têm consequências.

 

Impossível imaginar que a redução salarial indireta, ilegal, em razão da não reposição da inflação para milhares de trabalhadores, não implique consequências, como: desmotivação, baixo desempenho, autoestima baixa, revolta e outros aspectos psico-sócio emocionais.
 

Não apenas a greve representa riscos para a Empresa. Efeitos como descompromisso com metas, com objetivos organizacionais, falta de convergência com a Direção são plenamente previsíveis quando se toma como decisão deliberada escolher uns em detrimento de outros.
 

Essa prática nunca foi profícua em regime algum, nem mesmo no nazi-fascismo. Dura enquanto o poder formal está nas mãos de pessoas com deformações graves de personalidade, que não compreendem o que é realizar uma obra coletiva onde as convergências necessitam ser construídas. A divisão dos liderados, como é buscado, só atende ao fútil interesse da perpetuação do poder. 

 

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias