Novo concurso do Correios tem impasse e edital só deve ser liberado depois de março

Globo.com
15/01/14

O aguardado concurso para o Correios passa por um impasse que pode atrasar a divulgação do edital, previsto para o início deste ano. Uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Brasília prorrogou a validade da seleção de 2011, que terminaria em julho do ano passado, até que uma ação judicial que trata da terceirização na empresa seja concluída. Uma audiência entre a empresa o Ministério Público do Trabalho (MPT) foi marcada para 20 de março.

O Correios ainda não informou o número de vagas do próximo processo seletivo. As oportunidades serão para a atividade de agente de correios (carteiro, operador de triagem e transbordo e atendente comercial), com exigência de nível médio e ganhos iniciais de R$ 1.084,35. Para graduados as chances são de analista dos correios em carreiras como advogado, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho. Neste caso, o salário é de R$ 4.039,75.

 

A última seleção, em 2011, contou com 9.190 oportunidades imediatas, mas desse processo seletivo já foram convocados 26 mil candidatos. A seleção teve um milhão de inscritos. Os aprovados podem consultar informações sobre as convocações aqui.

 

No ano passado, o Ministério do Planejamento autorizou uma ampliação no quadro de pessoal do Correios com 9.904 novas vagas que poderiam ser preenchidas com o último concurso e o próximo. Segundo a empresa, a maioria das oportunidades deve ser para a contratação de carteiro e operadores de triagem e transbordo. A autorização do ministério previa o preenchimento das chances seguindo o cronograma: 3.302 vagas para contratação imediata a partir de 1º de julho de 2013; 3.301, a partir de 1º de janeiro de 2013; e 3.301, a partir de 1º de abril de 2013.

Seleção anterior foi organizada pelo Cespe.

 

No concurso 2011, que foi organizado pelo Cespe/UnB, os candidatos de nível médio fizeram uma prova com 60 questões de múltipla escolha, das quais 20 eram de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Informática.

Foi realizado, ainda, um exame físico para quem concorreu aos postos de carteiro e operador, incluindo testes de barra fixa, corrida e dinamometria (que mede a força muscular), com graus de esforço diferentes para homens e mulheres, além de exames admissionais e treinamento.

Outras Notícias