Negociação Coletiva- Clausulas econômicas‏‏

Prezado Associado,

 

Para conhecimento, copiamos abaixo CT/ADCAP-069/14, enviada ao Sr. Presidente Wagner Pinheiro sobre a negociação coletiva – cláusulas econômicas. 

 

Não há como imaginar e aceitar que, por razões de cunho eleitoreiro ou ideológico, prosperem novamente propostas que signifiquem perdas salariais ao pessoal que exerce cargos de nível técnico e superior nos Correios.

 

Estamos atentos e firmes. Não deixaremos de atuar em prol da defesa dos direitos e interesses que nos assistem. 

 

Diretoria Executiva,
ADCAP Nacional. 

 

 

CT/ADCAP – 069/2014                           Brasília/DF, 26 de agosto de 2014.

 

Ao Senhor

WAGNER PINHEIRO DE OLIVEIRA

Presidente da ECT

SBN – Quadra 01 – Bl. A, 19° andar – Ed. Sede ECT

70002-900 Brasília-DF

 

Senhor Presidente, 

 

Tomamos conhecimento que a partir deste dia 26 (terça-feira), durante as reuniões da negociação coletiva, serão debatidos assuntos sobre as cláusulas econômicas, que envolvem o reajuste anual de benefícios e salários.

 

Para nossa surpresa, chegou ao nosso conhecimento a possibilidade de apresentação de uma proposta elaborada pela VIGEP de reajuste fixo em Reais para todos os empregados, dividindo-se o montante resultante da aplicação do percentual de inflação do período de agosto/2013 a julho/2014 sobre a folha salarial pela quantidade de empregados.

 

Embora reconheçamos a necessidade de melhorias salariais para a força de trabalho operacional, entendemos que não ser justo que tais melhorias sejam construídas a partir da geração de prejuízos para outros cargos e carreiras.

 

Assim, no momento em que os empregados da ECT só recebem más notícias sobre os crescentes e intermináveis déficits atuariais do Postalis, que certamente demandarão novas contribuições extraordinárias, causa-nos repulsa a possibilidade de que uma área de recursos humanos de uma empresa do porte da ECT tenha como intenção oferecer à parcela significativa do seu capital intelectual um reajuste salarial anual de menos da metade da inflação ocorrida no período.

 

Diante do exposto, comunicamos a V.S.ª que a ADCAP e o corpo técnico da ECT NÃO ACEITARÃO qualquer proposta discriminatória, lembrando-o que os salários dos profissionais de níveis técnico e superior praticados pela ECT já são os piores dentre as empresas estatais.

 

Portanto, ocorrendo qualquer proposta discriminatória, a ADCAP adotará todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, acionará a imprensa e o Ministério Público do Trabalho, e mobilizará os conselhos e órgãos de classe, confederações, federações e sindicatos de profissionais liberais, e demais setores da sociedade civil organizada contra a referida medida.

 

Nenhuma grande empresa prospera desvalorizando seus profissionais. Esperamos que a direção da Empresa tenha a sensatez de levar isso em conta nas discussões que se seguirão.

 

 

Atenciosamente, 

 

Maria Inês Capelli Fulginiti
Presidente em Exercício da ADCAP

 

C/Cópia: FINDECT

 

Outras Notícias