Histórico

A história de uma Associação se constrói com ações eficazes, transparência e participação!

A Associação dos Profissionais dos Correios foi fundada em 20 de dezembro de 1986, em São Paulo.

É uma sociedade civil sem fins lucrativos e de duração indeterminada, baseada em princípios fortes e que direciona suas atividades em prol de seus associados e do fortalecimento da ECT. Na sua origem, a ADCAP sofreu pressões autoritárias e teve que transferir a sua sede para Brasília, na busca de mentalidades mais democráticas e que estivessem  abertas ao diálogo.

O principal objetivo da ADCAP, desde a sua criação, é a defesa dos interesses coletivos dos seus associados, apresentando propostas na busca da melhor alternativa viável em questões como Postalis, Correios Saúde, novo PCCS, PLR, incorporação de função e outros assuntos que visam a melhoria das condições de trabalho e de vida dos empregados da ECT.

A entidade possui sede própria em Brasília, núcleos em todas as diretorias regionais da ECT e congrega hoje mais de 4.500 associados distribuídos entre o pessoal de nível superior, técnico, médio e básico que possui o 3º grau de escolaridade. Muitos se sacrificaram no enfrentamento às atitudes de intimidação e perseguição àqueles que tiveram o atrevimento de acreditar nas perspectivas de melhores condições de trabalho, na preservação e na melhoria da Empresa.

No dia 8 de julho de 1994, a ADCAP viu coroada de êxito uma de suas principais causas abraçadas: o reconhecimento como de nível superior dos estudos realizados pelos egressos do curso de Administração Postal ministrado pela ESAP – Escola Superior de Administração Postal da ECT.

Atualmente, a ADCAP se apresenta como a alternativa legal e organizada na defesa dos interesses dos empregados dos Correios, e não somente das categorias elegíveis como potenciais associados, uma vez que suas ações são tomadas de modo a beneficiar todo o universo de pessoas vinculadas direta ou indiretamente à Instituição, inclusive das que já se encontram aposentadas.

Assim, associando-se à ADCAP você tem a certeza de que contribuirá para o aumento da nossa representatividade e para a construção de uma empresa de Correios brasileira, sólida e democrática, que atua em favor da cidadania do povo brasileiro.

Venha para a ADCAP!