INFORMAÇÕES SOBRE O POSTALPREV

Prezado Associado,

Muitos colegas associados por ocasião do PDI têm consultado a ADCAP sobre qual opção escolher dentre as alternativas para o uso dos recursos existentes no POSTALIS.

Importante lembrar que o POSTALIS administra dois fundos distintos e separados: o Plano BD Saldado e o Plano PostalPrev, que possuem regulamentos e institutos próprios.

Para tentar auxiliar nestas reflexões a ADCAP contratou estudo da Consultoria Renato Follador – comentarista da CBN em Previdência Privada – para avaliar os institutos e benefícios do Plano PostalPrev e o desempenho da rentabilidade da sua carteirade investimentos nos últimos 10 anos. O Relatório da Consultoria está disponível aqui Relatório PostalPrev e/ou no link: http://www.adcap.org.br/wp-content/uploads/4_Parecer_Plano_Postalis-06042017.pdf . A opção por analisar, exclusivamente, o Plano PostalPrev foi em razão dele oferecer maior flexibilidade e opções de decisão para o Participante, incluindo, dentre as alternativas, a portabilidade, ou seja, a transferência integral do saldo da conta para uma outra instituição, a livre escolha do participante, que ofereça planos de previdência.

O objetivo dessa publicação é melhorar o nível de informação dos associados sobre as diversas opções de benefícios, suas características, riscos e vantagens. Sempre dentro da perspectiva que não há uma opção certa ou errada, mas aquela mais adequada aos objetivos e interesses do participante.

Importante alertar nessa oportunidade aos associados que estejam participando do PDI que não há urgência para decidir sobre a opção a ser adotada, mesmo com a rescisão do contrato com os Correios. Conforme define o § 2º do art. 43 do Regulamento do PostalPrev, o participante que não fizer sua opção por algum dos institutos disponíveis: Resgate, Portabilidade, Autopatrocínio, seu plano se enquadrará automaticamente no instituto Benefício Proporcional Diferido. Enquadrado neste instituto, conforme disciplina o art. 45, o participante poderá optar, no momento que definir mais conveniente, pelo resgate, portabilidade ou até por um benefício continuado como Aposentadoria Antecipada ou Normal.

A ADCAP instituiu Grupo de Referência para coordenar esse tema e estará criando ambiente de FAC – Perguntas e Respostas para receber consultas dos associados, respondê-las e divulgá-las para difundir o conhecimento.

Veja o Relatório AQUI

Outras Notícias