IBGE inclui serviços no cálculo do PIB do 3º trimestre

Agência Estado
07 de novembro de 2013


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 7, nota técnica sobre os aperfeiçoamentos metodológicos que serão incorporados aos resultados das Contas Nacionais Trimestrais (PIB) do 3º trimestre, que será anunciado em 3 de dezembro. A principal novidade é a inclusão da recém-inaugurada Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o IBGE, serão incorporados os resultados apurados para os serviços de transporte de carga, transporte de passageiros, correios, serviços de informação, serviços de manutenção e reparação, serviços de alojamento e alimentação, serviços prestados às empresas e serviços prestados às famílias.

A PMS começou a ser divulgada em agosto deste ano, mas a apuração foi iniciada em janeiro de 2012. Por ser recente, a pesquisa ainda não conta com dados ajustados sazonalmente, nem com um deflator. Assim, os resultados em valores correntes serão deflacionados conforme um ou mais itens correspondentes mensurados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Nos casos em que mais de um item do IPCA se aplica ao mesmo serviço, os índices de preços foram ponderados, usando-se os pesos médios do IPCA no ano anterior. “De maneira geral, os serviços predominantemente direcionados às famílias foram associados a um ou mais itens específicos do IPCA”, divulgou o IBGE.

Já os serviços voltados predominantemente às empresas foram deflacionados por um índice mais geral, o IPCA Serviços, que agrega os diversos serviços pesquisados no âmbito do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC).

“Neste último caso, optou-se pelo IPCA Serviços por falta, no Brasil, de um deflator específico apropriado como, por exemplo, um Índice de Preços ao Produtor (IPP) de Serviços”, informou o instituto na nota.

O IBGE destacou ainda que a PMS será uma fonte de dados que vem se somar às que já são observadas pelo instituto. “As demais fontes anteriormente utilizadas continuarão sendo analisadas no processo de trabalho, bem como aspectos inerentes às Contas Nacionais, tais como o confronto entre oferta e demanda”, informou.

Atualizações

Na divulgação do PIB do 3º trimestre, a série histórica das Contas Nacionais também será aprimorada, com a incorporação de dados revisados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) e dos resultados da Pesquisa Agrígola Municipal (PAM) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), ambas de 2012.

Outras Notícias