Greve dos Correios chega a 41 dias e compromete pagamentos de contas

Globo.com G1
11/03/2014

 

A greve de funcionários dos Correios completa 41 dias nesta terça-feira (11) e já é a maior paralisação da categoria nos últimos cinco anos. A falta do serviço reflete diretamente no pagamento de contas, já que sem a entrega das correspondências os moradores precisam buscar a 2ª via impressa para realizar a quitação.

 

Em uma unidade da operadora Telefônica/Vivo, na região central do município, consumidores alegam dificuldades para retirar a nova versão do boleto. “Tem mais de 200 pessoas na minha frente”, contou a dona de casa Marta Ortiz. Além disso, parte dos clientes teve de encarar longas viagens antes da fila de espera. “Eu tomei três ônibus para chegar até aqui. Duas horas e meia na fila”, criticou a aposentada Sônica Carioca.

 

Outro problema mencionado pelos consumidores é em relação à qualidade no atendimento. Para a aposentada Marlene Maria da Silva, a empresa desrespeitou os clientes. “Idosos, pessoas com deficiência na fila, mulheres com crianças no colo. Não existe preferencial”, criticou.

 

A greve

Entre as reivindicações dos funcionários dos Correios está a manutenção dos benefícios do plano de saúde. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) fará o julgamento do dissídio de greve nesta quarta-feira, às 15h30, em Brasília.

 

Em nota, os Correios admitiram que atrasos nas entregas podem ocorrer, já que o movimento está concentrado na área de distribuição, localizada no interior de São Paulo. Segundo a assessoria da empresa, 9,5% dos carteiros da região não trabalharam na região, sendo que a adesão em Campinas foi de 18% nesta terça-feira. Além disso, os Correios ressaltaram que 1,3 milhão de cartas e encomendas foram entregues durante mutirão realizado nos dias 8 e 9 no interior de São Paulo, com participação de 2 mil trabalhadores.

 

Procurada pela EPTV, afiliada da TV Globo, Telefônica/Vivo alegou que segue todas as determinações para atendimento ao público e negou a falta de preferencial para clientes.

Outras Notícias