Fraude na saúde da ECT: Quem é o responsável?

Quem é o responsável?

 

Ao ler a matéria abaixo, não podemos deixar de perguntar como uma pessoa destas foi alçada ao posto de segundo homem mais poderoso da DR/RJ – a segunda maior do Brasil – de um dia para o outro?


O Cap. 2 – Módulo 34 do MANPES define que a competência para designação de função de Assessor Técnico é do Diretor Regional e para tanto é necessário que sejam obedecidos os requisitos estabelecidos para a função. Excepcionalmente, quando o indicado não preencher os requisitos a designação ocorrerá mediante a realização de uma análise de perfil e posterior autorização da Presidência ou Diretoria da Área. Pois bem, a imprensa divulgou que o Janjão foi submetido a duas avaliações, sendo que na primeira foi contra-indicado. Mesmo assim, foi designado.


Quem o indicou? De quem é a responsabilidade desta decisão? Foi somente do Diretor? Do Presidente? Ou compartilhada com as forças não mais ocultas que dominam e aparelham a Empresa? Qual o critério foi priorizado, que poderosas qualidades fizeram com que o resultado da sua avaliação fosse alterado? Quem mais saiu lucrando com isto? Muitas são as perguntas que não querem nos fazer calar.


Não custa também lembrar que na DR/RJ já existem outras graves fraudes no Correios, Saúde denunciadas, envolvendo outras pessoas ocupantes de função designadas pelo DR. Este mesmo DR também é conselheiro do recém criado PostalSaúde, nosso futuro.


Importante que a Empresa tenha encaminhado denuncias ao Ministério Público Federal, conforme publicado na matéria,  mas não seria melhor ter evitado o dano designando com mais critério técnico e moral os gestores?


Situações como esta tem que acabar na Empresa.


Os quadros técnicos precisam ser respeitados.


Os paraquedistas de plantão não podem fazer o que querem e ficar anônimos e impunes.


Esperamos que a Polícia Federal e a Justiça não interrompam seu trabalho apenas na condenação dos envolvidos, mas que busquem também quem foi responsável por suas indicações, pois também há descaminho em subverter normas e princípios para levar alguém despreparado assim a um cargo tão elevado, somente por afinidade político-partidária.


A ECT não pertence a nenhum partido político! 

Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.


 

Carteiro perde cargo nos Correios após denúncias

 


Extra.globo.com
31/10/13

 

                   

 

Indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em uma fraude milionária nos Correios, o carteiro João Maurício Gomes da Silva, de 35 anos, foi dispensado do cargo de assessor técnico da diretoria regional da empresa no Rio de Janeiro. A dispensa ocorreu na segunda-feira. João era o segundo homem mais forte da Diretoria Regional dos Correios no Rio de Janeiro.

 

Desde agosto, o EXTRA vem contando os bastidores dessa fraude milionária, que envolve cirurgias superfaturadas pagas pelo plano de saúde dos Correios. João — cujo salário era de R$ 12 mil — foi indiciado por peculato (quando o funcionário público se apropria ou desvia dinheiro ou qualquer outro bem, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo).

 

De acordo com a Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais (Delepat), João fraudou o plano de saúde dos Correios com uma internação de sua mulher, dependente dele, que custou R$ 53 mil aos cofres públicos. De acordo com o prontuário de Thaisa Guedes, de 33 anos, ela teria ficado hospitalizada entre 24 de julho e 14 de agosto deste ano. No entanto, no dia 27, ela aparece em fotos num aniversário num bar de Jacarepaguá.

 

João entrou na estatal em em 1997 como carteiro. Dessa função, ele não foi demitido ainda. É necessária a abertura de um processo. Procurado ontem, ele não quis falar sobre o assunto.

 

Segundo os Correios, foi a própria empresa que encaminhou a denúncia sobre o caso ao Ministério Público Federal, em setembro.

 

Outras Notícias