Duas notícias com origem no Senado merecem hoje destaque

A primeira traz informações sobre estudo promovido por consultor do Senado que aponta a politização da gestão como um grave problema que afeta os fundos de pensão de empresas estatais.

 

A segunda traz a informação de que a Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização do Senado debaterá os prejuízos do Postalis.

 

Boa Leitura!

 

Direção Nacional da ADCAP.

……………………………………………………………………………………………

 

Politização de diretorias compromete gestão de fundos de pensão, diz consultor do Senado

 

 

05/05/2015

 

Responsáveis por quase 64% dos R$ 679 bilhões investidos no mercado financeiro do país, os fundos de pensão patrocinados por empresas estatais pecam pela politização de sua gestão, afirma o consultor do Senado Rafael Silveira e Silva. Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília, ele trata do assunto em estudo que acaba de ser lançado pela Consultoria Legislativa do Senado, Fortalecer a Governança é a Chave para Evitar Problemas nos Fundos de Pensão.  Em entrevista ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, Rafael fala da politização das administrações dos fundos em detrimento da condução profissional e técnica dessas entidades. Ele acrescenta que a politização também afeta a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a quem cabe fiscalizar os fundos de pensão.

 

Áudio: Download
 

link matéria:  http://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2015/05/politizacao-de-diretorias-de-fundos-de-pensao-compromete-gestao-diz-consultor-do-senado

 

……………………………………………………………………………………………

 

Senado debaterá prejuízos do Postalis

 

MURILO RAMOS
05/05/2015 

 

  

Ronaldo Caiado (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

 

A Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização do Senado aprovou requerimento do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) que pede a realização de audiência pública para discutir os prejuízos do Postalis, fundo de pensão dos servidores dos Correios. O déficit do fundo é estimado em mais de R$ 5,5 bilhões e tem revoltado os funcionários da estatal. Representantes dos Correios, do Postalis e da Previc, órgão que fiscaliza os fundos de pensão, serão chamados para a audiência. Nas últimas semanas, houve tentativas frustradas de se criar uma CPI para investigar os rombos dos fundos de pensão ligados a estatais. A data da audiência ainda não foi marcada.

 

 

link da matéria: http://epoca.globo.com/tempo/expresso/noticia/2015/05/camara-dos-deputados-debatera-prejuizos-do-postalis.html

Outras Notícias