Correios terão participação em empresa área de transporte de carga

Globo.com G1

28/08/2014

 

Os Correios terão participação na empresa de transporte aéreo de cargas Rio Linhas Aéreas, e já tiveram aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para o negócio. A intenção da estatal é “ter uma empresa controlada para realizar o transporte aéreo da carga postal, hoje feito por meio de 13 linhas aéreas contratadas”.A participação acionária dos Correios na Rio Linhas Aéreas deve ter início até o final de 2014. A parceria, no entanto, está condicionada à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e órgãos federais como Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério das Comunicações.

 

A estatal tem “conversas iniciais” com a Embraer para comprar aviões e modernizar e ampliar a frota, de acordo com a assessoria de impresa.

 

Atualmente, o transporte aéreo da carga postal é feito por 13 linhas aéreas contratadas na Rede Postal Noturna, a RPN. Órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União-TCU a e Controladoria Geral da União-CGU recomendaram a busca de alternativas para realizar o transporte aéreo de carga.

 

Desde 2011, com a sanção da Lei 12.490, os Correios podem adquirir participação acionária em outras empresas. O mesmo modelo proposto pelos Correios é adotado pelos operadores postais da Austrália e da China, países que possuem dimensões continentais como o Brasil.

Outras Notícias