Correios do Brasil e da Itália assinam acordo para telefonia móvel

Correios
07/02/2014

 

Os Correios do Brasil e da Itália (Grupo Poste Italiane) assinaram acordo para lançamento de operador de telefonia móvel por meio de rede virtual (MVNO) no Brasil. A assinatura do acordo pelo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, e pelo CEO do Grupo Poste Italiane, Massimo Sarmi, ocorreu durante uma reunião bilateral em Brasília, na presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do vice-ministro das Relações Exteriores da Itália, Mario Giro, na terça-feira (4).

 

Será estabelecida uma joint venture entre os Correios e a Poste Italiane para implementar uma operação MVNO com base na experiência da italiana Poste Mobile que, lançada em 2007, é hoje a líder no mercado de MVNO italiano com três milhões de clientes.

 

O know how e a experiência no negócio de operador de rede móvel virtual (MVNO) já implementado com sucesso na Itália pela Poste Mobile, juntamente com a confiabilidade e a capacidade da rede de atendimento dos Correios, serão a base para o lançamento de uma operação conjunta no mercado brasileiro.

 

“O acordo com a Poste Italiane é o resultado de uma análise aprofundada feita pelos Correios sobre este tema”, afirmou o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira. “Nosso objetivo foi entregar aos clientes dos Correios, por meio de nossa extensa rede de agências, uma gama de serviços de comunicações móveis completa e acessível, junto com soluções de valor adicionado simples e fáceis de usar. A escolha da Poste Italiane como parceiro deste projeto é consequência natural da experiência do operador postal italiano em MVNO, com sua subsidiária Poste Mobile, que é mundialmente considerada uma prática recomendada neste campo. A iniciativa de lançar este novo serviço está perfeitamente em linha com o esforço na modernização dos Correios, iniciado em 2011 com a Lei 12.490″, completou.

 

“A joint venture com os Correios mostra a eficiência do modelo de negócios da Poste Mobile, o que representa uma história de sucesso facilmente escalável graças à eficácia e a simplicidade das soluções operacionais e ao alto grau de inovação. Para a Poste Italiane é mais um reconhecimento do seu papel no mundo como consultora tecnológica, capaz de prestar apoio e compartilhar expertise na área de soluções de comunicação digital”, disse o CEO da Poste Italiane, Massimo Sarmi.

 

A escolha do parceiro de telecomunicações que vai oferecer sua rede para a joint venture será definida em abril. Após a assinatura do acordo, os dois operadores postais aliados vão começar a primeira rodada de reuniões informativas com as operadoras de telecomunicação móvel no Brasil.

Outras Notícias