Correios demite dois acusados de fraudes no plano de saúde da estatal

O Globo

05/02/2015

 

O ex-assessor técnico da direção do Correios no Rio João Maurício Gomes da Silva, conhecido como Janjão, e o ex-gerente de Saúde da estatal Marcos Esteves foram demitidos do serviço público por justa causa. Indiciados pela Polícia Federal e denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por fraudes no plano de saúde da empresa, eles são acusados de desviar mais de R$ 7 milhões dos cofres do Correios, entre agosto de 2011 e abril de 2013.

 

No dia 1º de dezembro, após processo administrativo, Janjão e Esteves foram desligados do Correios por terem cometido “ato de improbidade e indisciplina”, informou a estatal.

 

O esquema de fraudes, revelado pelo EXTRA em agosto de 2013, além de superfaturar o pagamento de cirurgias, elevou os valores das tabelas de diárias e taxas pagas a alguns hospitais, bem como pagou por serviços não prestados, que eram lançados como se fossem devoluções de valores estornados pelo plano de saúde dos Correios.

 

Além de Janjão e Esteves, o MPF denunciou também Omar de Assis Moreira — diretor regional da estatal do Rio, atualmente afastado por decisão judicial —, Daniel de Melo Nunes (funcionário da Cedae, lotado na Ouvidoria da empresa), Luciano Sampaio Balbino (representante do Hospital Balbino), Paulo Maurício Fernandes de Oliveira, Arnaldo Gama Arzua Alves Barbosa, Júlio Teixeira Ramos (representante do Hospital Espanhol), Carlos Alberto Alonso Filho e Nivaldo Lopes de Oliveira Neto. Janjão revelou que cada uma das pessoas que participavam das fraudes recebiam até R$ 100 mil por mês de propina.

Outras Notícias