Correios de Alagoas premia vencedores do Concurso Internacional de Redação de Cartas

 

Aqui Acontece
04/06/2013

Nicoly de Souza Oliveira, vice-campeã nacional do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas e primeira colocada na etapa regional, receberá, nesta quarta-feira (5), às 10h, além da premiação (um tablet), homenagem da direção dos Correios, bem como dos professores e colegas do Colégio Autêntico, onde será realizada a solenidade. A escola, por sua vez, receberá um computador.

Em 2013, o tema do Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios foi a importância da água, e os estudantes deveriam escrever uma carta a alguém explicando o motivo da água ser um recurso precioso. Mais de 3 mil escolas de todo o país participaram, enviando um total de 5.151 redações de alunos. Em Alagoas, mais de 100 escolas públicas e particulares participaram do concurso.

Além de Nicoly, os segundos e terceiros lugares regionais também receberão prêmios. Wernicky Hankkinen dos Santos, da Escola Estadual Josefa Conceição, e Sandy Hellen de Lima Cavalcante Santos, do Colégio Mahatma Gandhi, receberão, cada qual, uma câmera digital. Suas escolas, uma impressora multifuncional.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas

O Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido pela União Postal Universal (UPU). No Brasil, cabe ao Correios a sua divulgação e organização. O concurso é realizado anualmente e tem o objetivo de desenvolver nos jovens a habilidade de composição,dar expansão ao seu pensamento, despertar neles o gosto pela escrita de cartas e contribuir para o estreitamento dos laços de amizade internacionais, uma das missões essenciais da UPU.

As redações vencedoras em cada estado foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por integrantes dos Correios e dos Ministérios das Comunicações, da Educação e do Meio Ambiente, além de membros da Unesco e da Universidade de Brasília. A redação escolhida dessa forma representará o Brasil na fase internacional, a ser realizada na Suíça.

Links

Está disponível no site dos Correios uma lista com os nomes dos três vencedores de cada um dos estados brasileiros; através deste arquivo é possível também ter acesso à íntegra das redações classificadas em primeiro lugar. No mesmo local, está disponível também o resultado da etapa nacional, com o nome dos alunos premiados, sua escola e cidade, bem como as colocações de cada diretoria regional.

Outras Notícias