Correios aumenta investimento em 35% e fecha 2013 com lucro

Correios
20/03/2014

 

Em 2013, os Correios realizaram investimentos da ordem de R$ 575 milhões em sua infraestrutura — o que representou um aumento de 35% em relação ao ano anterior — e fecharam o ano com lucro de R$ 325 milhões. Os números fazem parte do balanço financeiro da empresa aprovado na quarta-feira (19), pelo Conselho de Administração da estatal.

 

Os investimentos representaram execução de 70% do orçamento previsto para o ano e foram focados principalmente na renovação e ampliação do parque de informática e na frota dos Correios — elementos que influem diretamente na qualidade da prestação dos serviços. Esse índice de execução não era alcançado desde 2005.

 

Por meio do processo de revitalização da empresa, iniciado em 2011 com a sanção da lei 12.490 pela presidenta Dilma Rousseff, a estatal vem recuperando a capacidade de investimento: em 2011, a execução foi de 43% e em 2012, de 66%. Com o programa de melhoria da gestão, implantado em 2013, a empresa também conseguiu reduzir as despesas em R$ 198 milhões, invertendo a tendência de crescimento dos custos registrada há vários anos. Os Correios também atingiram a meta de qualidade operacional, de 93% — o que significa um aumento de 3% em relação a 2010.

 

“Obtivemos lucro aumentando nossa qualidade operacional, realizando grandes investimentos em infraestrutura, contratando milhares de trabalhadores e dando os primeiros passos para diversificação das nossas atividades”, afirmou o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira.

 

O dirigente lembrou que em 2013 os Correios firmaram parcerias fundamentais para a oferta, pela empresa, de novos serviços mais adequados às necessidades da sociedade, como os de telefonia móvel virtual (MVNO) e os postais eletrônicos e financeiros.

 

Conforme prevê o novo Estatuto Social da empresa, aprovado em 2011, o balanço financeiro já foi auditado por auditoria externa independente e será submetido à Assembleia Geral dos Correios, antes da publicação para divulgação à sociedade.

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