Como os Correios chegam a aldeias indígenas até comunidades pacificadas

 

 

Terra
18/10/2012

 

No bairro de Abial, no município de Tefé (AM), os Correios fazem entrega de barco. No Mato Grosso do Sul, há agência voltada para a comunidade indígena. Em comunidades pacificadas no Rio de Janeiro, como o Complexo do Alemão, também estão presentes. É o que afirma o vice-presidente de negócios da organização, José Furian Filho. Com serviço de entregas de correspondências domiciliares em todos os municípios brasileiros, os Correios buscam se adaptar às particularidades de cada região, tanto para encontrar endereços quanto para chegar às localidades.

Logradouros com nomes repetidos em um mesmo município, ausência de placas nas vias, numeração irregular e falta de caixas de correspondência são alguns dos fatores que mais dificultam as entregas, segundo Furian Filho. Para enfrentar obstáculos físicos e diferentes características territoriais, os Correios utilizam os modais aéreo, rodoviário e hidroviário. Em Abial, inclusive, a entrega, além de ser feita de barco, é porta a porta. Para cargas internacionais, é utilizado, também, o transporte marítimo.

Para importação e exportação, existem serviços específicos: o exporta fácil, o importa fácil e o importa fácil ciência. O último oferece facilidades para pesquisadores e entidades de pesquisa interessadas em importar produtos. De acordo com a necessidade de cada pessoa, os Correios criaram serviços diferenciados, como as modalidades de Sedex (Sedex, Sedex 10, Sedex Hoje, Sedex Mundi, e-Sedex) e o PAC, todos com a opção de rastreamento pela internet, coleta domiciliar e confirmação de entrega, entre outros.

“Quase tudo pode ser transportado pelos Correios”, diz Furian Filho. De acordo com a Lei 6.538, de 1978, até cinzas humanas provenientes de cremação podem ser transportadas, desde que estejam devidamente embaladas. Objetos com peso, dimensões, volume, formato, endereçamento, franqueamento ou acondicionamento fora das normas aprovadas pelo Brasil, substâncias que possam causar riscos ou com proibição de uso e animais, vivos ou mortos, são alguns dos objetos que não podem ser transportados via Correios.

Além das entregas para pessoas físicas, os Correios também são opção para empresas de médio e grande porte por meio da atividade de logística integrada, composta por serviços customizados, fora dos padrões estabelecidos para os serviços convencionais. De acordo com Furian Filho, o principal é a Gestão de Armazém integrada ao serviço de transferência e entrega de encomendas.

Outras Notícias