Campanha Salarial 2015 – Basta de enganação!

A ADCAP soube pelas redes sociais da proposta de mediação feita pelo TST, após ouvir a direção dos Correios e as duas Federações. A ADCAP não participa das negociações, por decisão da Diretoria da Empresa, que demonstra assim claramente sua recusa em manter o diálogo com esta Associação.

 

A proposta de mediação apresentada pelo TST segue o mesmo caminho enviesado proposto pela VIGEP, que discrimina os empregados com mais tempo de Empresa, independente do cargo ocupado, pois, com essa forma de gratificação proposta, um Carteiro, OTT ou Atendente Comercial  com dois anos de empresa terá  % de reajuste bem maior que os  empregados dos mesmos cargos que possuem 10, 15 ou mais tempo de Empresa. Isso sem falar da discriminação dos trabalhadores de cargos de nível técnico e superior da Empresa, cujos salários sofrerão  impacto ainda maior.

 

Observe-se  a nova Gratificação (GIP 2015/21016) é válida apenas durante o ano vigente do acordo sendo incorporada aos salários apenas 25% (R$ 50,00 REAIS) a partir de agosto de 2016, quando já terão se acumulados novos índices de inflação e já se estará discutindo o novo Acordo Coletivo, ou seja, novamente a Empresa tentará dar o golpe nos trabalhadores.

 

E o que diferencia um trabalhador ecetista, seja Técnico, Superior, Carteiro,  OTT ou Atendente Comercial, com mais tempo ou menos tempo de Empresa, de forma que tenham % de reajustes diferenciados?   

 

Na opinião da ADCAP,  todos os empregados devem ter tratamento isonômico, pois são submetidos às mesmas regras, as mesmas condições de trabalho, são cobrados pelos resultados de modo idêntico, são expostos aos riscos de saúde ocupacional e de segurança da mesma forma, independente do tempo de Empresa.

 

E há outro aspecto importante que não pode ser desconsiderado: todos os trabalhadores da ECT tiveram perdas do poder aquisitivo em razão de uma inflação acumulada no período de 9,56% pelo INPC, que deveriam ser repostos na data-base, independente do cargo ocupado. Ou será que a inflação só corroeu os salários dos empregados que ingressaram na Empresa nos últimos dois anos? Ora,  todos estão sofrendo com a defasagem dos salários, todos os trabalhadores sentem no bolso os impactos decorrentes da inflação. Então qual é a razão de a Empresa, além de não conceder reajustes reais,  promover a discriminação de trabalhadores aplicando % de reajuste salariais diferenciados para prejudicar aqueles que tem mais tempo de Empresa ou que atuam em cargos de nível técnico e superior?

 

Por que a Direção da Empresa incentiva a divisão entre seus trabalhadores?  

 

Por uma simples razão: o objetivo é fragilizar a categoria e impor  “goela abaixo” a perda de direitos assegurados, como fizeram com a implantação da PostalSaúde na calada da noite e com a criação desse novo Plano que produzirá duas classes de empregados para efeito de assistência à Saúde. Está claro que essa “Comissão Paritária” proposta para debater a cláusula de saúde, a exemplo das Comissões que já existem hoje, não tem qualquer poder de decisão e, em nossa opinião, não impedirá a Direção de seguir com as suas intenções de precarizar o CorreiosSaúde.  

 

A ADCAP defende e exige a valorização de todos os empregados com reajustes isonômicos e dignos, por isso não aceita que os trabalhadores sejam mais uma vez penalizados e recebam muito menos que a reposição de inflação e estimula seus associados a participarem das assembleias que serão promovidas pelos sindicatos nos diversos Estados, se unindo aos demais trabalhadores na luta por percentuais de reajuste isonômicos e que reponham as perdas salariais para todos, independente de tempo de empresa ou de cargo ocupado, votando CONTRA  a aprovação da  proposta apresentada pelo TST.

 

A Diretoria da Empresa, que teve seus salários reajustados nos dois últimos anos pela inflação, abril deste ano isso aconteceu, tem a coragem de apresentar aos trabalhadores uma proposta que vai representar muito menos que isso para uma parcela significativa dos empregados da Empresa?

 

Por que a Diretoria da Empresa, que, diferentemente dos trabalhadores já teve seus salários reajustados pela inflação, não cogitam reduzir seus salários e eliminar despesas com patrocínios e publicidade, consultorias, aluguéis de imóveis e veículos de luxo com motoristas, viagens nacionais e internacionais, e muitos outros gastos totalmente dispensáveis?  

 

Por que só os trabalhadores têm que pagar pela incompetência da Direção dos Correios, que não consegue produzir lucros porque aparelhou profundamente a Empresa?

 

Chega! Não dá para ser leniente com essa turma do Wagner, Nelson e companhia, que estão destruindo a Empresa e passando a conta para que os empregados paguem!

 

Que paguem eles pelos estragos feitos!

 

Que devolvam seus salários!

 

Que demitam as dezenas de assessores especiais e devolvam todos os cedidos para os órgãos de origem de onde nunca deveriam ter saído, pois só oneram a folha de pagamento da Empresa.

 

Que desfaçam o ralo que se transformou a Postal Saúde, gastando cada vez mais e produzindo cada vez menos.

 

Basta! Chega de exploração e de incompetência!

 

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias