Arrocho Salarial – Vitória dos patrões e de seus apoiadores

Na tarde do dia 25/09, foi realizada no TST audiência para tratar de proposta de acordo coletivo.

 

A ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios e a FENADV – Federação Nacional dos Advogados foram admitidas como assistentes e puderam emitir opiniões ao longo da sessão.

 

Conforme pode ser lido na ata no site da ADCAP link: http://www.adcap.org.br/arquivos/n-nkntjznsgk_ata_audiencia_tst.pdf , o Vice-Presidente do TST, após ouvir as partes, apresentou duas propostas, uma basicamente com pequena melhoria com relação à anteriormente apresentada, referente à incorporação de parte do valor fixo de R$ 200,00, e outra com a reposição parcelada  da inflação do período. 

 

Infelizmente, as Federações optaram por levar às assembleias que se realizarão neste dia 28/09/15, para votação, a proposta de valor fixo, que se trata de um abono disfarçado, vez que será parcela meramente indenizatória, cuja finalização se dará lá em 2017! Além disso, não haverá incidência em AADC, AAT, anuênio, férias e demais verbas. 

 

Se aprovada esta proposta, teremos arrocho salarial para os trabalhadores com mais tempo de empresa, técnicos e profissionais de nível superior.  

 

As lideranças sindicais tinham a opção de levar às assembleias outra proposta, mais justa com todos os trabalhadores, que repunha o impacto inflacionário para todos os empregados,  ainda que em parcelas, mas prevaleceu o alinhamento com o que a direção da Empresa sempre desejou – o arrocho salarial dos trabalhadores com mais tempo de casa ou com cargos de maior remuneração. 
 
Vitória da divisão de classes tão estimulada pela direção. Derrota para os que imaginam poder fazer nos Correios uma carreira. 

A ADCAP repudia a política de empobrecimento do corpo técnico da Empresa, que tem desmotivado os trabalhadores e levado milhares deles a buscarem outras oportunidades de trabalho em organizações que respeitam e valorizam seus trabalhadores.
 
Uma grande empresa não se constrói assim, mas esse parece nunca ter sido o objetivo da gestão, tão somente preocupada em ocupar funções com apadrinhados políticos e em desvalorizar o pessoal técnico do quadro próprio, para abrir brechas e espaços.
 
Os resultados dessa política equivocada já se apresentam nos péssimos resultados da Empresa, que agora são transferidos, em forma de arrocho salarial, para os trabalhadores, sobremaneira para os de nível técnico e superior e para  todos os empregados com mais tempo de casa, independente do cargo que ocupam.
 
Que triste futuro se pode esperar de uma Empresa assim?

 

 

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias