Adolescente vira tema de selos dos Correios após vencer concurso

 

Do G1 Sul de Minas
25/05/2013

Aos 14 anos, o estudante Luiz Augusto Guimarães prova que talento não tem endereço. Apesar de viver em um local humilde e de difícil acesso na cidade de Delfim Moreira (MG), no alto Serra da Mantiqueira, ele foi o primeiro colocado em Minas Gerais em um concurso nacional de redação organizado pelos Correios.

A recompensa, além de um certificado e um tablet, é que o estudante virou tema de um selo produzido pelos Correios e teve a foto estampada em uma série deles, o que é motivo de orgulho para o jovem que tem uma vida simples na casa que divide com o pai, um produtor rural e duas irmãs.  “Nunca imaginei que isso pudesse acontecer”, comentou.

Contudo, foi esta simplicidade de vida que lhe trouxe inspiração para escrever sobre a água. “Falei sobre a vida, sobre as lágrimas dos rios, da chuva, de tudo que este bem nos representa. Sou bastante positivo e acredito que preservar nosso maior bem seja uma questão de comprometimento”, disse.

O concurso teve 740 estudantes que enviaram cartas de todas as partes de Minas Gerais. Na classificação nacional, Luiz Augusto ficou em 6º lugar entre mais de cinco mil participantes de escolas públicas e particulares no país.

Na carta, Luiz Augusto falou sobre a água, que é um bem precioso. “O tema pedia para que eu contasse a um amigo porque a água é preciosa”, completou o adolescente.

Para o pai do jovem, Fernando Guimarães, a colocação no concurso é motivo de orgulho. “Fiquei muito feliz em ver a dedicação dele e saber que ele tem este interesse, né”, destacou.

Na Escola Estadual Marquês de Sapucaí onde o rapaz estuda o orgulho também toma conta. “Eu tenho orgulho dele, porque ele é esforçado e representou a escola. É um exemplo”, pontuou o estudante Mateus de Carvalho Ribeiro.

Ponto para a direção da escola, que tem projetos de incentivo à leitura  e como prêmio ganhou também um computador dos Correios. “Fiz questão de vir pessoalmente na cerimônia de premiação  pois o objetivo do concurso é justamente esse: incentivar os estudantes a escrever e descobrir talentos”, destacou Pedro Amengol, diretor regional dos Correios de Minas Gerais.

Outras Notícias