ADCAP NEWS – Situação Financeira do Postalis

Prezado Associado,

Segue para conhecimento carta da ADCAP ao POSTALIS encaminhada em 23/01/2014 e a respectiva resposta de 06/02/2014.

Ressaltamos a rapidez e a atenção dispensada pela Diretoria Financeira do POSTALIS aos nossos questionamentos, bem como as mudanças  implementadas nos investimentos, com aumento significativo da compra de títulos públicos e com isso a redução da taxa de administração.

Apesar das melhorias implantadas na carteira de investimento, entendemos que ainda há muito a fazer para que se atinja a meta de remuneração das aplicações e a redução dos prejuízos acumulados, motivo pelo qual continuaremos vigilantes e cobrando as providencias técnicas adequadas.

Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.

CT/ADCAP- 001/2014                                     Brasília-DF, 23 de janeiro de 2014.

 

AO
SENHOR ANDRÉ LUÍS CARVALHO DA MOTTA E SILVA
DIRETOR FINANCEIRO DO POSTALIS
SCS QD. 3 BL. “A” Nº 119 – ED. POSTALIS 
70300-903 
BRASÍLIA/DF


Assunto: Informações sobre a situação financeira do Postalis.


Senhor Diretor, 


Quando da audiência pública realizada no Senado Federal, em 21/11/13, o presidente do Postalis, Antonio Conquista, comentou as medidas adotadas pelo Instituto na tentativa de superar o difícil momento financeiro pelo qual o setor estaria passando. Ressaltou que, com a chegada do novo Diretor Financeiro, André Motta, tais mudanças seguiriam no sentido de refinar a gestão dos investimentos, de realizar as mudanças possíveis no perfil das carteiras, especialmente com o novo quadro de aumento de taxa de juros, onde títulos públicos estariam voltando a oferecer remuneração de acordo com as necessidades dos planos.

Porém, as notícias que nos chegam de forma alguma amenizam a preocupação instalada acerca da sustentabilidade do Postalis. Ao contrário, estimulam ainda mais a desconfiança e apreensão dos participantes e assistidos. Recentemente os jornais trouxeram a notícia de descredenciamento da Universidade Gama Filho e da Univercidade pelo MEC. Nossos associados, que já estavam apreensivos com a concentração de investimentos do POSTALIS em empresas controladas pelo Sr Arthur Pinheiro Machado, como a nova bolsa e o Grupo Galileo, que controla a Gama Filho e a Univercidade, agora têm um motivo de preocupação adicional, já que o futuro dessas instituições universitárias e, por consequência, dos investimentos nela parecem estar em altíssimo risco. 


Em 02/08/2013, a Revista Exame publicou matéria com o seguinte título: Sala de aula vazia, bolso cheio na Gama Filho e UniverCidade. A Gama Filho e a UniverCidade, duas das maiores instituições de ensino do Rio de Janeiro, estão à beira da falência. A ADCAP questionou o POSTALIS sobre as notícias de aplicação na “nova bolsa de valores” e na Galileo – controladora da Universidade Gama Filho e da Univercidade e o Postalis, na pessoa do Sr. Antonio Conquista, garantiu, em reunião realizada com a ADCAP e ECT, que os títulos estavam sendo pagos rigorosamente e que tal investimento era vantajoso para o Postalis. E o que estamos vendo agora? Parte expressiva do patrimônio do POSTALIS, formado a partir de contribuições dos participantes e da ECT, correndo o risco de ser simplesmente vaporizada.


Isto posto e considerando o tempo já transcorrido desde a sua posse, vimos solicitar um posicionamento mais atualizado acerca da real situação financeira do Postalis, medidas e ações desenvolvidas, mudanças adotadas e perspectivas para 2014. Além disto, seguem algumas questões que gostaríamos de ver respondidas, em nome de uma mínima transparência, obrigação básica do Instituto para com seus participantes:

a) Quanto o POSTALIS tem investido no Grupo Galileo?

b) Que garantias terá de que receberá alguma coisa ainda mesmo após esse descredenciamento?

c) Houve estudos técnicos que apontaram que o investimento nessas instituições universitárias era melhor do que em outros empreendimentos?

d) Se houve estudos técnicos, quem os aprovou?

e) Se houve (ou haverá) prejuízos com esses investimentos, como a ECT pretende buscar a responsabilização e a consequente reposição dos recursos perdidos?


Apreciaríamos receber também respostas similares para as aplicações do POSTALIS no BVA, em função de outras notícias que circularam nesta semana dando conta de um potencial prejuízo para os fundos de pensão, entre os quais se destaca o POSTALIS.


O POSTALIS pertence à ECT e a seus trabalhadores e precisa ser respeitado e bem administrado, para assegurar o atingimento dos objetivos para os quais foi criado. Não queremos, a cada dia que passa, ter o receio de olhar os noticiários sob a ameaça de encontrar uma nova e negativa notícia sobre o nosso instituto, nosso futuro.

 

Atenciosamente, 

Luiz Alberto Menezes Barreto

Presidente da ADCAP

 

Clique no link e leia a resposta do Postalis na íntegra.

http://www.adcap.org.br/arquivos/o-osgxenyerf_resp._postalis_-_ct_001-2014.pdf

 

Outras Notícias