ADCAP é recebida no Ministério das Comunicações

O Ministro das Comunicações,  Ricardo Berzoini,  recebeu Dirigentes da ADCAP Nacional e da ADCAP Brasília no último dia  4 (quatro) para tratar de assuntos relativos ao déficit do Postalis. A reunião aconteceu a pedido do Deputado Federal Ronaldo Fonseca (PROS-DF) que,  após participar da audiência pública na Câmara Federal, demonstrou bastante preocupação com a situação dos empregados e aposentados dos Correios,  prejudicados pelo rombo bilionário em nosso fundo de pensão. 

 

Os Dirigentes da ADCAP agradeceram o empenho do Ministro e do seu Secretário-Executivo nas tratativas relacionadas à negociação do equacionamento e pelo posicionamento público de que os empregados não deveriam ser responsabilizados por essa conta, já que a responsabilidade caberia aos que fizeram investimentos suspeitos que geraram prejuízos – de acordo com manifestações da PREVIC, verdadeiros criminosos. 

 

Sobre a RTSA, os Dirigentes da Associação afirmaram que iriam até as últimas instâncias e que fariam todo o possível para que os empregados não pagassem nenhum valor sob essa rubrica.  No entendimento da associação, não se tratam de “serviços passados” e, sim, de compromisso assumido pelos Correios, quando do saldamento unilateral do Plano BD, ocorrido em 2008, o qual vinha sendo quitada mensalmente até fevereiro de 2014. 

O Ministro das Comunicações, atendendo ao pedido da ADCAP,  comprometeu-se a conversar pessoalmente com o ministro da Previdência e com o superintendente da PREVIC, para refinamento do entendimento sobre a dívida (RTSA), para posterior discussão com os ministérios da fazenda e do planejamento.

Diante da preocupação da ADCAP,  por estarmos no mês de agosto e o sentimento dos participantes e assistidos de que o Postalis e os Correios pouco estão fazendo para resolver o assunto, o Ministro Berzoini estabeleceu o mês de outubro, como prazo final para a conclusão do tema.  Também ficou de pedir explicações ao Postalis sobre o que, de fato, está sendo feito com relação ao déficit financeiro. 

Na ocasião, também foi questionado o fato de a ADCAP não estar sendo chamada para participar das discussões sobre esse tema, ao que o Ministro respondeu que seria resolvido imediatamente.

A ADCAP reputa a reunião como produtiva, louva a iniciativa do deputado federal Ronaldo Fonseca e informa aos associados que, além dessa frente, prossegue com outras medidas na esfera jurídica, com a preparação de novas ações relacionadas ao Postalis, e política, com o acompanhamento sistemático do trabalho das comissões especiais e de inquérito que tratarão da situação dos fundos de pensão. 

 

Direção Nacional da ADCAP.

 

Outras Notícias