A VERDADE FAZ BEM À SAÚDE!

Pouco antes de sancionar a Lei de Responsabilidade das Estatais, o Presidente Temer nomeou para a Presidência dos Correios o Sr. Guilherme Campos, ex-Deputado Federal e ex-Presidente do PSD, que hoje não atenderia os requisitos estabelecidos na lei para o exercício da referida função.

Demonstrando inabilidade e desconhecimento, em entrevista concedida à rádio CBN no dia 04/07, ele declarou que “a crise financeira da Estatal é um reflexo das atitudes dos funcionários”. Também disse que “espera empenho e mudança de atitude dos empregados que não acordaram para a gravidade e necessidade de reverter a situação”. Concluiu com a frase “Os Correios fazem mal à saúde”.

Pois bem, diante desta lamentável manifestação, somos forçados a não apenas repudiar o que foi dito, mas também a esclarecer algumas questões que não foram entendidas ou que propositalmente estão sendo ignoradas.

Primeiramente garantimos que o que faz bem à saúde é a VERDADE!

VERDADE que o índice de absenteísmo existente na Empresa decorre de doenças geradas pelo excesso de carga de trabalho, de gestão inadequada, de condições insalubres e inseguras, do constante assédio moral, do total despreparo das lideranças escolhidas por critérios pessoais e de interesse partidário.

VERDADE que o aparelhamento político-partidário sucateou os Correios, o seu fundo de pensão – POSTALIS e sua fundação de saúde – Postal Saúde. Todas as posições de direção são ocupadas, exclusivamente, por indicação político-partidária. Sem preparo e com objetivos muito questionáveis, veja-se a sequência de prisões de ex-dirigentes por corrupção já ocorridas.

VERDADE que o declínio de qualidade e de resultados não decorreu em razão da atuação dos empregados, que não necessitam acordar para a gravidade da situação, mas sim da falta de comprometimento do Governo Federal e dos representantes que têm nomeado para o comando dos Correios, os quais priorizaram nestes últimos anos um projeto político-partidário em detrimento da instituição Correios e dos interesses da sociedade brasileira.

VERDADE que os desmandos nos Correios são de toda ordem, incluindo patrocínios absurdos, antecipações agressivas de dividendos ao Governo Federal, descapitalizando a Empresa, impedindo investimentos e a levando ao sucateamento.

VERDADE que houve abandono da meritocracia e da valorização dos trabalhadores, substituindo esses valores por mero alinhamento partidário.

VERDADE que a ECT vem sendo desprofissionalizada, com o fim da formação de Técnicos, Engenheiros de Produção Administradores e demais especialistas dos negócios da Empresa e a sua substituição por pessoas estranhas aos quadros da ECT, por servidores cedidos para a Empresa e por cargos em comissão, em flagrante ofensa à legislação.

VERDADE que os 120 mil empregados foram assaltados em seus direitos, com o roubo que ocorreu no Fundo de Pensão, POSTALIS, gerando déficit de mais de R$ 6 bilhões.

VERDADE que esses mesmos trabalhadores construíram um serviço de Correios admirado pela população, rentável e já  reconhecido, em vários fóruns internacionais, como um dos cinco melhores correios do mundo.

VERDADE que os Correios necessitam urgentemente de uma gestão qualificada e competente para superar seus desafios. Que direcione com clareza rumos e objetivos, que adote  postura no sentido de fazer as coisas acontecerem e não, apenas,  de buscar culpados e propagandear conclusões equivocadas.

VERDADE que o Governo Temer pode mudar essa realidade. Está exclusivamente em suas mãos corrigir esse rumo, tratando com respeito uma organização tricentenária e seus trabalhadores, que só querem poder trabalhar em condições adequadas e com líderes que saibam comandar a Empresa em vez de vociferar contra aqueles que a construíram.

Competência na gestão e respeito é só o que precisamos! O restante sabemos fazer muito bem, como mostra a história!

Outras Notícias